Arquivo do Autor: priscila

4
mai

DÊ VIDA A SUA CASA OU RENOVE SUAS DESCULPAS!

[wpsr_facebook] [wpsr_retweet] [wpsr_plusone-medium]

Que tal fazer uma surpresa e pintar só uma parede da sala? Quem disse que demora ou dá tanto trabalho assim?

Acredite no simples com criatividade e dê uma energia nova para sua casa. Que tal fazer você mesmo e dizer: “fui eu que fiz, amor!”? Inovar pode ser mais simples, econômico e prático do que se imagina.

Vai lá, compre um galão de tinta e pinte sua sala. Não espere a reforma para o final de ano!

“Ah, mas não tenho tempo!”, “Meu filho é alérgico ao cheiro!”, “Não tenho dinheiro!”, “Vou reformar a casa para o final de ano!”. Não deixe suas desculpas impedirem você de dar vida ao seu lar. A mudança é essencial, por mais simples que seja. 

reformar 2

Publicado em Dicas, Inspiração | Deixar um comentário
5
jan

Escolha a sua cor

[wpsr_facebook] [wpsr_retweet] [wpsr_plusone-medium]

Cada ambiente, seja comercial ou residencial, é caracterizado por uma “ambiência” específica. A “ambiência” é um conceito que engloba tanto elementos visíveis como invisíveis, e influencia de maneira sutil o ambiente, impregnando-o com um certo “astral”.

Há ambientes luxuosos, suntuosos, aconchegantes, formais, orientais, simples, amedrontadores, sensuais, e isso é resultado da ambiência que é gerada a partir da combinação de mobiliário, revestimentos, acabamentos, elementos decorativos, materiais e, também, tintas coloridas.

Confira algumas dicas de combinações de cores que preparamos para você!

- Luxo para todos: Retratam a confiança de quem aceita o luxo sem culpa. São cores tradicionais, podendo haver alguma ousadia, desde que seja clássica. Inclui o roxo, os rosas apaixonantes, os verdes formais como verde-oliva e verde-musgo, combinados com beges, brancos e cores similares. Numa intensidade maior, são usados verdes gritantes com amarelos fortes, representando o ouro em seu brilho máximo.

fortcolor-roxo-tinta

- Brincadeira madura com cores: O verde escuro é a cor central em torno da qual giram as outras. Participam os vermelhos fechados, os rosas secos e os azuis menos intensos e mais acinzentados, que fogem do estilo azul-praia e ganham uma versão mais séria e urbana. Em tempos de crise, até mesmo a brincadeira fica mais séria e formal.

fortcolor-vermelho-tinta

- Sofisticação mais natural e menos urbana: Inspira-se nas folhagens e folhas verdes da natureza e também em plantas exóticas, como cactos. Azuis, verdes, cafés, rosas e roxos são usados com força e intensidade moderados, de forma esfumaçada, com nuances e sutilezas, lembrando folhagens de jardins feitas de espécies variadas. É a natureza botânica numa versão realista, porém complexa, elaborada.

fortcolor-verde-tinta

- Qualidades meditativas, atenção e iluminação interior: É composta por um vermelho maduro, pelo ouro e a prata juntos e, também, por 4 tipos de azuis que lembram algas, índigo, carmim e azul-verde. O ambiente mais escuro cria uma atmosfera visceral, meditativa e introspectiva. É um conjunto de cores muito usado em ambientes masculinos.

fortcolor-azul-tinta

Publicado em Decoração de ambientes, Dicas | Deixar um comentário
10
jun

Como conservar seus móveis?

[wpsr_facebook] [wpsr_retweet] [wpsr_plusone-medium]

Saiba o que fazer para manter seu móvel como novo por mais tempo.

Está cansado de comprar móveis novos ou mandar restaurá-los sempre que eles se desgastam? Pequenos cuidados podem fazer toda a diferença para seu móvel durar mais tempo, como a limpeza, o manuseio adequado e manutenção de dobradiças e corrediças. Por isso, fique atento às seguintes dicas que preparamos para você:

1 – Vire a tábua do seu armário ou closet de baixo para cima, pois o peso será reduzido. O peso é um dos principais aspectos a ser observado na conservação dos móveis, pois com excesso dele, a madeira começa a vergar.

2 – Coloque latas nas prateleiras mais baixas, no móvel da cozinha, pois a base costuma ter maior apoio.

3 – Distribua os objetos nos armários de forma equilibrada; isto ajudará a impedir que as prateleiras cedam. Gavetas de talheres resistem se tiverem divisórias para os utensílios, pois o peso se distribui, evitando a concentração na parte central do compartimento. O ideal é que seja usada uma dobradiça de cada lado nas gavetas que vão receber muito peso.

4 – Não bata portas, nem gavetas. Pelo fato das dobradiças das portas serem produzidas para fechar em um determinado tempo, quando uma pessoa empurra com força, o mecanismo é forçado a acelerar. Nas gavetas, o impacto da batida pode, aos poucos, fazer a parte frontal – chamada espelho ou lenço – se soltar. Não solte as portas para que fechem sozinhas, pois a dobradiça não é preparada para puxar todo o peso da porta, o que também causa esforço e pode danificar a peça.

5 – Escolha um local em que os móveis não fiquem expostos ao sol. O lugar onde estão os móveis também influencia na sua duração. Como a pele, a madeira também queima e escurece quando toma muita luz. O material que reveste o MDF e o aglomerado, sofre menos com a exposição, mas não deixa de ser afetada. Para evitar o excesso de sol, utilize cortinas. O calor também afeta a durabilidade do material, portanto, mantenha os móveis afastados de fornos elétricos, churrasqueiras e lareiras, entre outros ou utilize materiais isolantes.

6 – Quando for limpar seu móvel, não jogue água e sim umedeça um pano, pois o líquido é absorvido pelo material, que incha e, no caso dos prensados, começa a esfacelar, tanto nos materiais de MDF, madeira ou aglomerado. A umidade também pode gerar mofo. Para evitá-lo, deixe os móveis afastados cerca de dois ou três centímetros da parede para permitir a circulação do ar e evitar que a madeira fique úmida. Outra ideia, para quem está planejando móveis embutidos, é fazê-los sem fundo.

7 – Use sabão neutro para limpar seus móveis, como detergente de louças, e um pano ou esponja úmidos.

8- Para proteger a madeira, pode-se lustrá-la, utilizar selador, goma-laca ou verniz. No caso do MDF e do aglomerado, por receberem tratamento anticupim e antimofo, antes da confecção do móvel, pode-se usar óleo de peroba ou lustra-móveis, pois não afetam a durabilidade das peças, uma vez que não penetram no material. Para as partes cromadas, use cera automotiva ou vaselina líquida, que dão brilho e evitam a ferrugem nas peças feitas de ferro. Os produtos podem ser usados também nas dobradiças de metal. Utilize também a vaselina para corrediças e trilhos, pois ajuda na leveza do deslizamento das mesmas.

Gostou das dicas? Ponha em prática e a partir daí, veja seus móveis durarem mais!

Publicado em Dicas, Móveis | Deixar um comentário
31
jan

5 Dicas Econômicas de Decoração

[wpsr_facebook] [wpsr_retweet] [wpsr_plusone-medium]

Depois das festas de fim de ano, muita gente fica na pindaíba, certo?Mas nós temos dicas econômicas para renovar sua casa!

 

Se liga:

1- Uma boa dose de tinta

Pintar as paredes com uma cor vibrante faz uma enorme diferença no ambiente. Esta dica é valiosa especialmente se seus móveis forem neutros.

2- Reutilize

Às vezes, peças antigas que você nem lembra mais que existem podem virar a estrela da decoração. Basta um olhar diferente sobre elas. Assim aconteceu com as molduras que decoram o corredor de entrada da casa da ilustradora Lili Tedde. “Elas me trazem uma lembrança forte porque a maioria veio da minha família. No começo, não sabia o que fazer com tantos modelos, mas percebi que gostava deles vazios mesmo”, conta.

3- Conforto cinco-estrelas

Nada como relaxar em uma cama igual àquelas do hotel na qual você se hospedou nas últimas férias. Para ter este clima no quarto, crie volume com vários travesseiros e almofadas. O visual fica mais interessante se misturar diferentes modelos de roupa de cama: lisos, estampados florais, listrados e com texturas, como bordados. A unidade é conseguida a partir de uma cor de base. Aqui é o azul.

5- Misture o novo e o velho

Nem tudo precisa ser recém-comprado. Misture novos itens com móveis retrô. Nesta cozinha, o arquiteto Luciano Dalla Marta desenhou a mesa de madeira laqueada branca, com visual clean, e garimpou as cadeiras em vários brechós.

 

 

Publicado em Arquitetura e Construção, Dicas | Deixar um comentário
7
jan

Orquídea Radiante, um tom de roxo, é a cor do ano para a Pantone

[wpsr_facebook] [wpsr_retweet] [wpsr_plusone-medium]

A empresa, dona do mais conhecido sistema de cores, elegeu este tom de roxo para 2014.

“Um convite a inovação, o tom Orquídea Radiante encoraja a criatividade e a originalidade”, comenta Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute. Todos os anos, a Pantone — que possui o sistema de cores mais utilizado na indústria gráfica — realiza um estudo internacional para definir qual é a cor simboliza o ano seguinte. O estudo não quer identificar exatamente qual é a cor do momento, mas sim qual tom representa as atitudes e os sentimentos das pessoas com relação ao próximo ano. Para 2014, um tom de roxo com toques de cor de rosa foi o eleito. “Enquanto em 2013, o tom Esmeralda servia como símbolo de crescimento, renovação e prosperidade, Orquídea Radiante intriga os olhos e incentiva a imaginação”, conclui Leatrice Eiseman.

Mãos a Obra!

 

 

Publicado em Cores, Dicas | Deixar um comentário
27
nov

Uma lousa e pouco giz

[wpsr_facebook] [wpsr_retweet] [wpsr_plusone-medium]

Outra tendência que continua firme e forte é a utilização de tintas para lousa em ambientes. 

Muita gente já aderiu a essa tendência pintando paredes e aproveitando pequenos espaços como mural de recados, ou apenas para poder mudar a decoração das paredes conforme seu humor.

E para variar um pouco essa moda, vejam agora exemplos de tinta de lousa aplicada em diferentes espécies de superfícies que vão dar um toque especial para seus ambientes, e até festas e eventos.

Em vez de pintar um pedaço da parede, que tal pintar um quadro ou uma porta?

Outra possibilidade é utilizar os móveis, as laterais dos móveis e até a parte interna das portas desses móveis e criar um espacinho para anotar recados, listas de compras, e etc.

Se divirta e decore com criatividade!

 

 

Publicado em Dicas, Inspiração | Deixar um comentário
19
ago

Projetos transformam o sótão em refúgio aconchegante durante o inverno

[wpsr_facebook] [wpsr_retweet] [wpsr_plusone-medium]

Com o auxílio de tecnologias e do que há de melhor em móveis e materiais de decoração, esse espaço da casa pode ganhar destaque e se tornar o ambiente mais concorrido

Espaço resultante da inclinação do telhado, o sótão possui algumas limitações de aproveitamento. Por isso, um projeto deve priorizar a área do centro da casa, com maior espaço, para o desenvolvimento da sala de acordo com a necessidade do cliente. De acordo com a arquiteta Adriane Cesa, de Caxias do Sul, a maior parte das solicitações de aproveitamento deste compartimento da casa é voltada à preservação da intimidade de alguns moradores da residência: “O sótão tem sido projetado para ser um lugar mais íntimo, como um refúgio, para se ficar mais à vontade ou isolado do tumulto da casa. A construção de bibliotecas, gabinetes e quartos de hóspedes são as mais recorrentes”, conta.

As possibilidades de reestruturação de um sótão são amplas, desde que haja um espaço mínimo de seis metros quadrados. Segundo a arquiteta Rafaela Erdmann, a exploração do local pode ser realizada de muitas formas: “Geralmente essa parte da casa fica disponível para o uso familiar; por isso, investimos na composição de uma sala de tevê, de ginástica ou de jogos, ou até mesmo em um espaço kids”.

Publicado em Decoração de ambientes, Dicas | Deixar um comentário